Directamente de Palermo, um olhar Encarnado e Vigilante sobre a actualidade do Nosso Clube e sobre o futebol Português em geral.

sábado, 24 de setembro de 2011

Mentalidade

Um Benfica cauteloso e reconhecedor da qualidade do adversário, soube segurar o grande ímpeto deste na primeira parte do jogo.

O f.c. contumil esteve muito bravo física e animicamente na primeira parte, mas um Benfica concentrado defensivamente e solidário, nunca permitiu a criação de tantas oportunidades quantas esse domínio poderia fazer prever e apesar de termos saído a perder, saímos vivos para o intervalo. E que bem fez o intervalo ao Benfica!

A segunda parte foi toda do Benfica. Uma afinação de processos conjugada com um menor fulgor físico do oponente deu-nos o controlo do jogo e até diria que o golo que sofremos foi um acidente de percurso que nos impediu de alcançar outro resultado ainda mais positivo.

Destaques:

Artur: Foi ele que foi segurando o nulo, com três defesas de grande nível. Nada a apontar nos golos sofridos. Que diferença para o titular da época passada...

Witsel: Uma segunda parte tremenda, não me lembro de ter perdido qualquer bola e foi sempre esclarecido a entregá-la. Ganhou o duelo físico com o "duende de jardim", e na saída de bola do adversário quando perdiamos a bola no ataque, foi sempre importante a fechar linhas de passe, obrigando o adversário a jogar para trás, enquanto que permitia uma reorganização da nossa equipa.

Nolito: Muito trabalhito, sempre em raça. Recuou várias vezes para a ajudar na defesa, lutou muito por aquele flanco fora e conseguiu encontrar espaço por onde meter a bola para Cardozo fazer o importante primeiro golo.

Cardozo: Golo fantástico que nos trouxe de volta para o jogo. Já alguma vez dissemos aqui que adoramos o Cardozo?

Nico: Começou bem o jogo até que foi perdendo influência ao mesmo tempo que o adversário ganhava intensidade. Na segunda parte surgiu melhor, como toda a equipa. Tem um lance sublime aos 70 minutos em que deixou o "boca de cinzeiro" à procura da bola nas duas cuecas que levou na mesma jogada. Aos 83, o golo, fantástica execução que deu a justiça ao jogo. O Nico é assim!

Jesus: Das invenções do ano passado, até ao jogo de ontem parecem ter passado 10 anos. Soube montar a equipa, dar-lhe equilíbrio, transmitir-lhe tranquilidade e crença. Mexeu e redefiniu posicionamentos com astúcia. Muito mérito!

Para finalizar:

É óbvio que todos nós gostaríamos de jogar sempre à Barcelona, com domínio puro e constantes trocas de bola, mas por vezes há que entender o realismo das coisas, jogàvamos na casa do adversário, que no ano passado nos derrotou copiosamente, que ganhou o campeonato por larga vantagem pontual, que mal mexeu na equipa para esta época e que contra nós joga sempre com motivação de ódio, pelo que teríamos sempre de fazer um jogo equilibrado e de contenção, sem loucas correrias, defender bem para depois poder atacar de forma inteligente. É isto que deve ser valorizado! Fomos muito fortes mentalmente, depois de nos vermos a perder por duas vezes nunca nos fomos abaixo e soubemos sempre acreditar nas nossas qualidades e possibilidades de retirar algo positivo deste jogo. Para mim foi lindo!

Carrega Benfica!

Sem comentários: